Wiki Mass Effect
Advertisement


Os Quarians são uma espécie nômade de alienígenas humanoides conhecidos por suas habilidades com tecnologia e inteligência sintética. Desde que seu planeta natal Rannoch foi conquistado, os quarians vivem a bordo do Migrant Fleet, um enorme acervo de naves que viajam como uma única frota.

Aproximadamente trezentos anos antes dos eventos de 2183, os quarians criaram os Geths, uma espécie de inteligência artificial rudimentares, para servir como uma fonte eficiente de trabalho manual. No entanto, quando os geths gradualmente se tornaram senciente, os quarians ficaram aterrorizados com possíveis consequências e tentaram destruir suas criações. Os geths ganharam a guerra resultante e forçou seus criadores ao exílio. Agora os quarians vagueiam pela galáxia em uma flotilha de navios recuperados, embarcações de segunda mão e tecnologia reciclada.

Biologia[]

Extended Cut Quarian Profile

A pele de uma Quariana

Os Quarians são geralmente e mais leves que os humanos. Quarians têm um endosqueleto, lábios, dentes e dois olhos com pálpebras e canais lacrimais; eles também têm três dedos grossos em ambas as mãos, que incluem um polegar, um dedo indicador e um dedo longo, semelhante aos dedos médios para os humanos, bem como três dedos em cada pé. A estrutura facial e o cabelo dos quarians realmente os tornam os mais semelhantes aos humanos na aparência física. Suas pernas são curvadas para trás significativamente, em comparação com asari ou humanos. Além das mãos e pernas, a forma geral do corpo e o dimorfismo sexual são semelhantes aos humanos. Os quarians do sexo masculino, no entanto, parecem não ter um terceiro dedo. Seus ouvidos ou análogos de ouvidos diferem de maneira perceptível dos humanos. Também como seres humanos, o sangue quariano é vermelho.

A característica mais distintiva da biologia quariana é seu sistema imunológico fraco, composto por séculos de vida em ambientes estéreis. Como resultado, todos os quarians, por necessidade, se vestem em roupas de ambiente altamente sofisticados, para protegê-los de doenças ou infecções, caso sejam feridos. Suas roupas podem ser compartimentadas no caso de uma ruptura ou semelhante para evitar a propagação de contaminantes. Junto com seus trajes, os quarians também têm amplos acréscimos cibernéticos integrados em seu corpo. O tempo de vida de um quarian é aproximadamente igual ao de um humano, mas é propenso a ser menor se a infecção invadir o traje.

Os sistemas imunes quarianos sempre foram relativamente fracos, já que os micróbios patogênicos eram comparativamente raros na biosfera de seus países de origem. Além disso, o que poucos vírus e outros micróbios eram nativos em seu planeta natal eram muitas vezes pelo menos em parte benéficos para eles, dando-lhes uma relação simbiótica com seu ambiente. Depois de viver a bordo do Migrant Fleet por gerações, o sistema imunológico dos quarians se atrofiou ainda mais devido aos anos no ambiente estéril da frota. Como tal, os quarians recebem várias vacinas e imunizações para ajudar a evitar doenças. No entanto, eles preferem a segurança de seus trajes mesmo em ambientes limpos e relutam em removê-los sem um bom motivo.

Um quarian que deseje remover seu traje deve tomar antibióticos, imuno-estimulantes, suplementos de ervas ou algo semelhante para fazê-lo com segurança, e mesmo assim existem riscos inerentes. Como resultado, os atos físicos de afeto são difíceis para os quarians, mesmo para fins de reprodução. As naves do Migrant Fleet geralmente contêm "salas limpas", onde os quarians podem dar à luz ou passar por procedimentos médicos em relativa segurança, embora sempre haja riscos. A coisa mais íntima que os quarians podem fazer é vincular seus ambientes de fato. No entanto, isso garante que um quarian ficará doente, embora geralmente se adapte com o tempo.

Como os turianos, os quarians são uma espécie de dextro-proteína de [[wikipedia:pt:Quiralidade (química)|quiralidade]] reversa de humanos e asaris. O alimento de levo-proteínas da raça, como humanos ou asaris é na melhor das hipóteses comestível e na pior das hipóteses venenosa, o mais provável desencadeando uma reação alérgica perigosa. Os quarians que querem provar algo (exceto a pasta comestível refinada emitida para todos os que partem em sua peregrinação) podem comer uma culinária turiana especialmente purificada, embora a típica dieta quariana seja vegana, já que se descobriu que o gado possui um recurso ineficiente para caloria.

Está implícito que, além dos sistemas imunológicos mal ajustados, os quarians têm uma fisiologia surpreendentemente robusta. Especificamente, entre as impressões de tanques do Grunt há informações sobre métodos eficientes de matar outras espécies com ataques simples / pressão nos órgãos vitais. Como um comentário final, ele afirma: "Humanos, asari, salarianos ... todos suaves. Quarians, não tanto".

História[]

A Guerra dos Geths[]

ME3 Rannoch skybox view

Planeta Rannoch

Vindo do mundo Rannoch, os quarians sempre foram uma espécie tecnologicamente capaz. Eles criaram os geths em torno do final da década de 1850 para serem usados como trabalhadores e ferramentas de guerra. Os quarians mantiveram sua programação tão limitada quanto a de qualquer IV, nada perto de uma IA, permanecendo atentos às leis do Conselho da Citadel contra a inteligência artificial. Mas à medida que os quarians modificavam gradualmente os geths para realizar tarefas mais complexas, desenvolvendo uma rede neural sofisticada, essas mudanças o alteraram tal ponto que se tornaram sencientes.

Um dia, uma unidade geth começou a fazer perguntas sobre a natureza de sua existência. De acordo com a Legion, embora essa não tenha sido a primeira vez que uma unidade geth tinha perguntado se tinha alma, foi a primeira vez que isso causou medo.

Em pânico, o governo quariano ordenou o término imediato de todos os geths na esperança de impedir uma revolução. Muitos quarians se opuseram ao término, mas foram forçados a desistir ou demitir seus servidores. Depois que o governo quariano declarou a lei marcial sobre Rannoch, aqueles que simpatizavam com os geths estavam em menor número, e um número indeterminado deles foi detido ou morto. Os que ficaram a favor foram esquecidos por seu próprio povo, apesar de serem lembrados pelos geths.

Os quarians severamente subestimaram o poder e a sofisticação da rede neural geth, então eles reagiram para se defender, e o confronto resultante explodiu em uma guerra planetária. Bilhões de quarians morreram e os sobreviventes acabaram sendo expulsos de seu planeta natal. A única razão pela qual os quarians conseguiram escapar foi porque depois de terem fugido para uma certa distância, os geth não mais os reconheceram como uma ameaça e deixaram de persegui-los.

Depois de ser recusada a ajuda pelo Conselho da Cidadela, os quarians fugiram do sistema no que restava de sua frota. Pouco tempo depois, o Conselho despojou os quarians de sua embaixada como punição por seu descuido, apesar de um acordo ter sido acordado proibindo um ataque aos geths para evitar provocá-los. Desde então, os quarians passaram de um sistema para outro, buscando recursos para sustentar a Migrant Fleet e também para um novo mundo a colonizar. Eles ainda mantêm esperanças de algum dia recuperar Rannoch, dos geths.


Luta pelo Planeta natal[]

Rannoch - koris hunted

Antes da invasão Reaper em 2186, o a força da Migrant Fleet desenvolveu uma série de contramedidas eficazes contra os geths, dando-lhes uma vantagem estratégica em termos de força militar. O Conselho votou a favor do lançamento de um ataque para retomar Rannoch, e os quarians começaram a armar todas as naves em sua frota civil. Os quarians abriram a guerra lançando ataques precisos em quatro sistemas geths e levando-os de volta a Tikkun, o sistema natal quarian. A frota também atacou uma esfera Dyson que os geths estava construindo, a culminação de séculos de trabalho destinados a unir todos os recursos em uma única rede otimizada que maximizasse seu poder de processamento. A destruição da esfera abalou os geths, e eles decidiram aceitar atualizações dos Reapers para evitar a destruição.

Atualizado com o código Reaper, o poder de processamento dos geths aumentou drasticamente, permitindo-lhes neutralizar as contramedidas quarianas. A guerra mudou a seu favor e a Migrant Fleet começou a sustentar pesadas perdas. A frota geth prendeu os quarians dentro do sistema Tikkun e empurrou-os ao alcance de um poderoso canhão anti-nave em Rannoch que destruiu várias naves.

Com a ajuda do Comandante Shepard, os quarians contra-atacaram um Geth Dreadnought e destruíram um Reaper da classe Destroyer embutido em um bunker na superfície de Rannoch para cortar o sinal Reaper que emitia o código de atualização. Com o sinal perdido, o geth se libertou do controle Reaper e tentou aproveitar o programa de atualização Reaper para se fortalecer independentemente deles, enquanto a Migrant Fleet aproveitou a oportunidade para lançar um ataque final contra os geths.

Dependendo das decisões de Shepard, um dos três resultados ocorre: o geth faz o download do upgrade e repele o ataque da Migrant Fleet, destruindo-o completamente e condenando os quarians à extinção; os quarians conseguem atacar, aniquilar os geths e reclamar Rannoch; ou os quarians são impedidos de atacar e chegar a um compromisso com o geths que permite que ambas as raças concordem em coexistir pacificamente. Se os quarians sobreviverem, a Migrant Fleet se juntará às forças aliadas na batalha pela Terra.

Cultura[]

A principal prioridade dos quarians é a sobrevivência e sustentabilidade da Migrant Fleet. A maioria de suas leis e costumes giram em torno desse objetivo. É ilegal que os casais tenham mais de um filho, de modo que a frota possa manter um crescimento populacional zero (se a população começar a diminuir, essa regra será temporariamente suspensa e incentivos poderão ser fornecidos para incentivar nascimentos múltiplos). As famílias são, portanto, muito pequenas e muito unidas. As relações homossexuais não são inéditas, no entanto, como evidenciado por Shio'Leth Vas Novarra e seu marido Viegle. Porque cada quarian depende de seus companheiros de tripulação para sobreviver, eles são muito mais voltados para a comunidade do que espécies individualistas como o kroganos. Lealdade, confiança e cooperação são qualidades altamente valorizadas. Mesmo em seu passado antigo eles eram pessoas muito emotivas, que os Protheans acreditavam ser um efeito colateral de sua sociedade eco-simbiótica.

Os quarians gostam de contar histórias como um meio de escapar de suas vidas muitas vezes desafiadora a bordo da frota, e são conhecidos por ter dançarinos em alta estima.

Os jovens quarianos são obrigados a realizar uma peregrinação fora da frota, a fim de passar a plena idade adulta. A peregrinação é uma oportunidade para eles experimentarem o mundo lá fora, interagir com outras culturas e aprender a apreciar a vida entre seu próprio povo. Sua partida é um evento importante; toda a equipe se reúne para vê-los, e eles recebem muitos presentes para ajudá-los em sua jornada, junto com injeções de reforço da imunidade e conselhos sobre como sobreviver do lado de fora. O jovem quarian não pode retornar à flotilha até que eles encontrem algo de valor para trazer de volta - seja informação, dinheiro ou suprimentos.

Quando eles retornam, eles não retornam ao seu navio de nascimento, mas, ao invés disso, selecionam um novo navio para se juntar; Isso ajuda a manter a diversidade genética, impedindo o casamento entre parentes próximos. O quarian apresenta seu presente ao capitão do novo navio para provar que não será um fardo para a tripulação. Embora o presente possa ser rejeitado se for inferior, isso é muito raro, já que a maioria dos capitães está ansiosa para receber um novo companheiro de bordo a bordo. Ter uma tripulação grande é uma coisa de prestígio, já que significa que o capitão tem os meios financeiros e materiais para prover muitas pessoas.

Quarians conhecidos[]

  • Keenah'Breizh
  • Captain Kar'Danna vas Rayya
  • Feda'Gazu vas Idenna
  • Admiral Han'Gerrel vas Neema
  • Golo
  • Seeto'Hodda nar Idenna
  • Hilo'Jaa vas Idenna
  • Kenn
  • Admiral Zaal'Koris vas Qwib Qwib
  • Captain Ysin'Mal vas Idenna
  • Veetor'Nara
  • Prazza
  • Admiral Shala'Raan vas Tonbay
  • Kal'Reegar
  • Lemm'Shal nar Tesleya
  • Lia'Vael nar Ulnay
  • Admiral Daro'Xen vas Moreh
  • Admiral Rael'Zorah
  • Shio'Leth vas Novarra
  • Tali'Zorah

Antigos planetas Quarianos[]

  • Rannoch - Planeta natal
  • Adas
  • Haestrom
  • Kaddi
  • Ket'osh
  • Uriyah

Navegação[]

Advertisement