FANDOM


Mass Relay Loading Screen

Mass Relays são maciços dispositivos de trânsitos espalhados pela galáxia, costuma ficar em sistemas estelares. Eles formam uma enorme rede que permite viagem interestelar. São vistos como uma das grandes conquistas dos Protheans, um mass relay pode transportar naves instantaneamente para qualquer outro relay na rede, encurtando jornadas que sem eles durariam séculos com apenas motores FTL.

Visão-Geral Editar

Especificações Editar

Mass Relays consistem em dois longos e curvos braços de metal com cinquenta quilômetros de extensão cercando um par de anéis giroscópicos. Esses anéis contém um centro azul-brilhante de elemento zero. Os relays são feitos de material desconhecido incrivelmente resiliente, o mesmo material que construiu a Citadel, e são protegidos por escudos de quantum que impede praticamente qualquer dano exterior a sua estrutura. Eles são capazes até de sobreviverem a supernovas. Eles são objetos "frios" que não emitem calor ou radiação, diferente de naves. Alguns relays, como o Relay de Caronte, são "gravitacionalmente ancorados" a corpos celestes.

Codex ME - Mass Relays
Mass relays funcionam criando um "corredor" de espaço-tempo livre de massa entre o outro. Propulsionando uma nave através enormes distâncias que levariam séculos para cruzar, até mesmo a velocidades mais rápidas que a luz. Antes que uma embaracação possa viajar, o relay deve possuir quantidade de massa o suficiente para transitar por toda massa. Quando o relay é ativado, ele se alinha ao relay correspondente antes de propulsioná-lo através do espaço.

Existem dois tipos de mass relay, o primário e secundário. O primário pode arremessar uma nave milhares de anos-luz mas apenas para outros relays, seu "parceiro". Relays secundários podem levar a qualquer relay em uma distância curta, apenas algumas centenas de anos-luz. Depois das Guerras Rachni, espécies não usam relays primários sem saber o que está do outro lado, caso eles se deparem com espécies hostis e poderosas como os rachni. Isso até causou problemas quando os turians encontraram pioneiros humanos, ignorantes da proibição, tentando abrir um mass relay sem saber o que estava do outro lado.

Muitos mass relays estão dormentes por razões desconhecidas, embora eles possam ser facilmente reativados. Uma fonte de dados Prothen em Marte] levou os humanos a encontrar um mass relay congelado orbitando Plutão, anteriormente o relay era considerada uma Lua chamada Caronte.

Uma peça de arte Prothean despojando um mass relay pode ser encontrado no Presidium da Citadel. Foi interpretada como um simbolo da vaidade prothean, expressando seus desejos de construir um império galático ou possivelmente um símbolo da união da galáxia.

Uma matriarca asari uma vez sugeriu que as asari deveriam construir novos mass relays por conta própria, não se sabe se alguma civilização galática tem a capacidade para fazê-lo.


Origens Editar

NormandyExitsRelay

Os mass relays, ao contrário da crença popular, não foram criados pelos protheans, mas sim pelos Reapers. Como dito por Sovereing, os Protheans eram apenas uma das diversas raças a encontrar os relays e as citadel para proveito próprio. Quando os reapres exterminaram os protheans, as asari foram a próxima espécie a encontrá-los. De acordo com Sovereing, usando os relays, as civilizações galáticas evoluíram segundo a vontade dos reapres. Adicionalmente, os relays serviram para aceleram a taxa de avanço dessas civilizações, encurtando o tempo entre as colheitas dos reapers.

Todavia, os protheans possuíam interesse nos relays, e conseguiram o segredo por trás de sua operação. Capacitando-os de construir o Conduíte antes que fossem destruídos.

O Comandante Shepard também descobre que a Citadel em si é um enorme e inativo mass relay que leva para o espaço escuro e serve como centro para todos os relays. Sua reativação é mais complexa que a de um mass relay ordinário, requerendo ou esforço coordenado dos keepers ou intervenção manual de um Reaper.


Relay Alfa Editar

Mass Relays parecem ser indestrutíveis para a sociedade galática, mas são desconhecidas as tentativas de causar dano proposital a um relay, já que eles sçao o único meio de realizar-se viagens de longo-alcance no espaço, além do possível risco vital. Antes dos eventos de Arrival, entretanto, a Dr. Amanda Kenson e seu time de pesquisa calcularam que uma quantidade grande de massa pode impactar um relay. As consequências por destruir um mass relay são imensas: um motor gigante manipulando massivas quantidades de energia, pode proporcionar explosões quase ou iguais a de uma supernova. Essa teoria se prova correta, quando um asteroide propositalmente é arremessado contra o Relay Alpha dos sistemas Bahak, sua explosão aniquila o sistema e mata seus 300.000 habitantes.


O Crucible Editar

Mass relay montage

Durante a batalha para retomar a Terra dos reapers, a super-arma conhecida como Crucible pode ser ativada. Quando o comandante Shepard interage com o Catalyst, a IA que controla os reapers, dá ao comandante a opção de destruí-los, controlá-los, misturar vida sintética e orgânica ou recusar. Em todos os casos menos na última, a reação energética requerida para atingir essas opções é transmitido pela rede de mass relays pela Citadel. Os centros de elemento zero sobrecarregam e cada ponto no espaço é afetado pela energia, mudando toda galáxia.

Os relays são reconstruí-dos pelos sobreviventes se qualquer opção é aceita. Se a opção de controle for a escolhida, os reapers assumem a responsabilidade.

Mass Relays conhecidos Editar

Predefinição:SortableTable

Relay Name Location (Cluster, System) Local Points of Interest Notes
Relay Alpha Nebulosa Viper, Bahak Aratoht O Mass Relay mais antigo da galáxia. Possui características únicas e conecta com vários relays a longas-distâncias. Foi destruído em 2185 para atrasar a invasão Reaper.
Arcturus Prime Relay Desconhecido, Desconhecido Pode se referir ao Relay de Caronte no Conjunto Local ou ao relay na Corrente Arcturus que se conecta ao Conjunto Exodus.
Relay de Caronte Conjunto Local, Sol Terra Preso no gelo até sua descoberta pela humanidade em 2149 EC.
Citadel Nebulosa Serpent, Widow Uma grande estação espacial que serve como centro para o Conselho da Citadel. Sem que seus habitantes saibam, também é um mass relay enorme que leva ao lar dos Reapers no espaço obscuro.
Conduíte Conjunto Local, Sol Um mass relay local construído na cidade de Londres durante a ocupação Reaper da Terra em 2186 para facilitar o transporte de vitimas para a Citadel.
Conduit Expansão Pangaea, Refuge Um protótipo de relay construído pelos Prothean em Ilos.
Harsa Relay Kite's Nest, Harsa Adek, Camala, Erszbat, Khar'shan
Kappa Iota Relay Desconhecido, Desconhecido Um mapeado mas raramente usado relay que data de antes das Guerras Rachni. Fora abandonado devido ao alto dano de radiação de Turix, a estrela de nêutrons do outro lado do Relay.
Lowas Relay Desconhecido, Desconhecido Dois pesquisadores foram presos por tentar pousar e tentar melhorar o Relay de Lowas sem autorização em Março de 2186.
Mactare Relay Desconhecido, Mactare Taetrus Se conecta ao Sistema Trebia.
Mu Relay Hawking Eta, Desconhecido Tirado de lugar pela supernova 4.000 anos atrás e envolvido por uma nuvem de gás quente poeira, tornando-se impossível de ser detectado e aparentemente perdido para sempre. O Mu Relay conecta com outros relays e é o único relay que leva ao remoto conjunto da Expansão Pangaea.
Relay Omega 2 Nebulosa Omega, Sahrabarik Lorek, Omega, Thunawanuro Um dos vários mass relays no sistema Sahrabarik.
Relay Omega 4 Omega Nebula, Sahrabarik Um dos vários mass relays no sistema Sahrabarik. Um relay misterioso aparentemente navegável apenas pelos Collectors, nenhuma nave não-Collector retornou depois de usá-lo. Leva ao Campo de Tartarus Debris e a Base dos Collectors.
Pelion Relay Conjunto Nimbus, Pelion Lesuss
Relay Rachni Conjunto Ninmah, Maskim Xul Suen
Relay 202 Corrente Arcturus, Arcturus Estação Arcturus, Benning Um dos múltiplos mass relays próximos a Arctururs. Leva a espaço disputado com reputação questionável. Scott Ryder foi designado para monitorar um entreposto no relay.
Relay 314 Desconhecido, Desconhecido Sua ativação não-autorizada pela humanidade em 2157 EC levou a retaliação turian, causando a Guerra do Primeiro Contato.
Relay Monument Nebulosa Serpent, Widow Localizado na Citadel. Erroneamente confundindo com uma obra de arte, é na verdade uma miniatura, um protótipo construído pelos Protheans. Serve como destino para o Conduíte em Ilos, mas uma viagem de volta é impossível.
Seinhand Relay Desconhecido, Desconhecido Dito ter uma queda de 43% de tráfego por um relatório de tráfego interceptado pelo Shadow Broker.
Shanxi-Theta Relay Desconhecido, Desconhecido Shanxi Um relay chave durante a Guerra do Primeiro Contato.
Sol Relay Desconhecido, Desconhecido Pode se referir ao Relay de Caronte no Conjunto Local ou o relay na Corrente Arcturus que conecta com o Relay em Caronte.
Tasale Relay Nebulosa Crescent, Tasale Illium
Widow Relay Nebulosa Serpent, Widow Bekenstein, Citadel Um dos múltiplos mass relays próximos a Citadel.
Desconhecido Conjunto Aethon, Aru Irune, Oma Ker
Desconhecido Annos Basin, Pranas Sur'Kesh
Desconhecido Apien Crest, Trebia Digeris, Palaven
Desconhecido Corrente Arcturus, Arcturus Estação Arcturus, Benning Um dos mass relays próximos a Arcturus.
Desconhecido Argos Rho, Hydra Intai'sei, Estação Pinnacle
Desconhecido Nebulosa Armstrong, Desconhecido
Desconhecido Artemis Tau, Desconhecido Therum
Desconhecido Nebulosa Athena, Parnitha Lusia, Niacal, Thessia
Desconhecido Attican Beta, Hercules Feros
Desconhecido Fenda Caleston, Balor Arvuna, Caleston
Desconhecido Nebulosa Eagle, Imir Anhur, Korlus, Estação Jarrahe, Wrill
Desconhecido Conjunto Exodus, Utopia Eden Prime, Terra Nova
Desconhecido Far Rim, Dholen Haestrom
Desconhecido Gemini Sigma, Han
Desconhecido Hades Gamma, Antaeus
Desconhecido Hades Nexus, Hekate Trident
Desconhecido Hawking Eta, Chandrasekhar A descrição de Corang menciona um relay no sistema Century no sistema de Hawking Eta, mas tal relay não é apresentado no Mapa Galático.
Desconhecido Nebulosa Horse Head, Pax Noveria
Desconhecido Nebulosa Hourglass, Osun
Desconhecido Ismar Frontier, Aquila Zorya
Desconhecido Kepler Verge, Newton Ontarom
Desconhecido Krogan DMZ, Aralakh Tuchanka
Desconhecido Maroon Sea, Unknown
Desconhecido Ermos de Minos, Fortis Gellix, Invictus
Desconhecido Expansão Nubian, Dakka Yamm
Desconhecido Expansão Pangaea, Refuge Ilos Conecta com o Mu Relay.
Desconhecido Véu Perseus, Tikkun Rannoch
Desconhecido Nebulosa Petra, Vetus Elysium, Academia Grissom
Desconhecido Pylos Nebula, Nariph
Desconhecido Nebulosa Rosetta, Enoch 2175 Aeia Formalmente na lista de relays proibidos que levam a espaço não mapeado.
Desconhecido Sentry Omega, Hoc Virmire
Desconhecido Mar das Sombras, Iera Horizon
Desconhecido Berço de Sigurd, Skepsis 2181 Despoina, Sanctum, Watson
Desconhecido Nebulosa Silean, Kypladon Cyone, Dekuuna, Nevos
Desconhecido Styx Theta, Desconhecidos
Desconhecido A Fênix Perdida, Tassrah Aite, Ekuna, Estação Heretic
Desconhecido O Picanço Abissal, Xe Cha Heshtok, Talis Fia
Desconhecido Nebulosa Titan, Haskins
Desconhecido Limite de Valhalla, Raheel-Leyya Garvug
Desconhecido Conjunto Voyager Cluster, Desconhecido
Desconhecido Desconhecido, Turix Um relay localizado a 18.000 anos-luz da Terra, orbitando a estrela de nêutrons Turix. Se conecta ao relay Kappa Iota. Destino da sonda TR-15.
Desconhecido Desconhecido, Desconhecido Campo de Tartarus Debris, Base dos Collectors Conecta com o relay Omega 4.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória