FANDOM

Codex ME - ME Fields

Mass Effect Fields ou Campos de efeito de massa são criados através do uso do elemento zero. O elemento zero pode aumentar ou diminuir o conteúdo de massa do espaço-tempo quando submetido a uma corrente elétrica por meio de energia escura. Com uma corrente positiva, a massa é aumentada. Com uma corrente negativa, a massa é diminuída. Quanto mais forte a corrente, maior a magnitude do efeito de massa da energia escura. No espaço, os campos de baixa massa permitem viagens FTL e trânsito barato da superfície em órbita. Mass effect fields criam gravidades artificiais e empurram os detritos espaciais para longe das naves. Na fabricação, eles permitem a criação de ligas uniformemente misturadas, enquanto a alta compactação de massa cria materiais de construção densos e resistentes.

Os militares fazem uso extensivo de tecnologias que melhoram a mobilidade, com veículos de combate que utilizam o efeito de massa sendo um problema padrão da linha de frente na maioria das forças militares. O pequeno núcleo do elemento zero do Mako pode reduzir a massa do veículo o suficiente para permitir uma queda segura do Normandy. Os Mass effect fields também são essenciais na criação de escudos para proteger contra o fogo inimigo no solo e proteger as naves em órbita ou durante as batalhas espaciais.

Muitos bióticos também podem usar os mass effect fields, que são gerados e controlados biologicamente. Isso requer treinamento intensivo e implantes cibernéticos, mas pode produzir efeitos ofensivos ou defensivos impressionantes. Os talentos de alguns bióticos não são fortes o suficiente para serem ofensivamente viáveis, mas todos os bióticos são sensíveis à presença deles.

No entanto, o uso cria carga elétrica estática. Em núcleos de acionamento de espaçonaves, essa carga deve ser aterrada em intervalos regulares, seja tocando uma superfície do planeta ou interagindo com o campo geomagnético de um planeta, para evitar que a eletricidade seja descarregada no casco e cause danos catastróficos. Para bióticos, isso se manifesta como um choque estático ocasional quando eles tocam metal ou outras pessoas.