FANDOM

ME3 Leviathan Creature

Os Leviathans são uma antiga raça aquática que dominou a galáxia na época anterior aos Reapers.

Orgulhosos e indiferentes, eles se consideram a primeira e única raça máxima da galáxia e pensam em outras raças como meras ferramentas destinadas a servi-los. Com o advento dos Reapers, os Leviathans foram forçados a se esconder para se preservarem, e se contentaram em observar as colheitas dos Reapers, enquanto apagavam sub-repticiamente qualquer evidência de sua existência ao longo de centenas de milhões de anos.

BiologiaEditar

ME3 Leviathan Triton Mech

Como os Reapers que foram projetados depois deles, os Leviathans são enormes em tamanho e possuem uma semelhança com Lulas ou Chocos molúsculos da Terra. Três olhos são incorporados simetricamente na superfície ventral inferior do corpo. Vários apêndices semelhantes a tentáculos se estendem abaixo e dos lados. O exterior dos Leviathans é coberto por placas ósseas e fortemente enrugadas. Como os Leviathans são aquáticos, acredita-se que eles podem respirar água oxigenada e seus corpos podem suportar tanto a extrema pressão das profundezas do oceano quanto a menor pressão das áreas costeiras. Os membros da raça foram testemunhados em profundidades de mais de 3200 metros.

Os Leviathans possuem a habilidade natural de influenciar os comportamentos dos organismos de mente inferior, a ponto de um completo controle físico e mental, um efeito que é similar à doutrinação. Eles podem usar essa habilidade para se comunicar com outros seres de maneira semelhante à telepatia, bem como para transformá-los em escravos. A mecânica exata dessa habilidade é desconhecida, mas ela foi comparada à capacidade teorizada dos Rachni de se comunicar usando um análogo de enredamento quântico orgânico que estimula a atividade neural. O excesso de esforço dessa habilidade de controle da mente causa hemorragias nasais em humanos e em casos extremos, pode levar a danos cerebrais e morte.

É possível que os Leviathans tenham se fortalecido ainda mais ciberneticamente, permitindo que eles usem o elemento zero para viajar pelo espaço e respirar ar com o uso de sistemas de filtragem. Eles podem até ter se modificado com amplificadores bióticos. Além disso, seus pulsos de comunicação mais rápidos que a luz exigem controle preciso com tecnologia completamente desconhecida pela ciência moderna.

HistóriaEditar

AscensãoEditar

ME3 Leviathan wall illustration

A história dos Leviatãs é completamente desconhecida, mas especula-se pela Task Force Aurora que eles evoluíram em um planeta desconhecido que também produziu pelo menos uma outra espécie sapiente. Os Leviathans desenvolveram a habilidade de se comunicar e dominar espécies sapientes baseadas na terra para servir aos seus propósitos.

Eventualmente, os Leviathans utilizaram a civilização dessas espécies de escravos para alcançar voos espaciais e se espalharem pela galáxia, apesar de seu imenso tamanho e natureza aquática. Cada nova espécie que eles encontraram foi cativada para servi-los e fornecer "tributo", e em troca, os escravos eram cuidados e protegidos. Com seu domínio assegurado, os Leviathans se consideravam a raça máxima da galáxia. Com o tempo, entretanto, eles observaram que seus escravos freqüentemente construíam construções sintéticas para ajudá-los; esses produtos sintéticos consistentemente se rebelaram, acabando com muitas espécies de escravos. Em resposta, os Leviathans criaram uma Inteligência com o mandato de preservar a vida a todo custo.

TraiçãoEditar

Os Leviathans não conseguiram perceber a Inteligência como uma ameaça; eles consideraram nada mais do que outra ferramenta para atingir um objetivo definido. Como a Inteligência procurou os meios para cumprir seu mandato, criou um exército de peões que foram despachados para coletar dados genéticos de espécies em toda a galáxia, muito parecido com os Collectors empregados pelos Reapers nos tempos modernos. Por fim, a Inteligência chegou à conclusão de que os próprios Leviathans eram parte do problema e se voltaram contra eles.

DescobertaEditar

Durante a invasão Reaper de 2186, um grupo da Aliança de Sistemas conhecido como Task Force Aurora começou a ameaçar os Leviathans com a descoberta. O Dr. Garret Bryson, chefe da força-tarefa, interessou-se pelo Leviathan de Dis e supôs que qualquer coisa que o matasse poderia ser uma vantagem contra os Reapers na guerra atual. Sob as ordens do Admiral Hackett, o grupo começou a investigar incidentes e padrões que poderiam levar a esse assassino, o "true Leviathan of Dis" (O verdadeiro Leviathan de Dis).

Bryson seguiu várias pistas, incluindo avistamentos de criaturas misteriosas ao redor da galáxia, locais que poderiam ser frequentados para coletar o elemento zero para viagens espaciais, e a atividade dos Reapers enquanto eles aparentemente realizavam sua própria caçada por Leviathans. Os membros do Aurora Dr. Alex Garneau e Dr. Ann Bryson foram despachados para os nexos desses conjuntos de dados, Mahavid e Namakli, para procurar por artefatos relacionados ao Leviatã e retomar seu rastro.

A pedido do Admiral Hackett, o Comandante Shepard se encontra com o Dr. Garret Bryson em seu laboratório para ajudar em sua pesquisa. Os Leviathans assumiram o controle do assistente de Bryson, Derek Hadley, através de um artefato desprotegido no laboratório, atirando no médico e matando-o antes que ele revelasse algo significativo em um esforço para dissuadir a busca. Shepard não se intimidou e continua o trabalho do cientista, protegendo o artefato para evitar mais contratempos e determinando a localização de Garneau por meio de uma investigação cuidadosa.

CulturaEditar

Praticamente nada era conhecido dos Leviathans antes do encontro do Comandante Shepard com eles. Nenhum registro do nome verdadeiro dos Leviathans existe, nenhuma ruína é atribuída à sua civilização, e nenhuma influência em outras raças foi registrada. Os únicos vestígios de sua existência conhecidos são pinturas rupestres antigas que os descrevem em Namakli e numerosos "artefatos" misteriosos espalhados pela galáxia. Os Leviathans referem-se a esses artefatos como "fragmentos".

TecnologiaEditar

Tecnologicamente, os Leviathans afirmam e acredita-se que sejam extremamente avançados, mais ainda do que os Reapers. Eles têm a capacidade de direcionar pulsos de comunicação mais rápidos que a luz por meio de um método desconhecido para a ciência moderna e criaram muitos "artefatos" orgânicos e opalescentes através dos quais eles podem se comunicar, controlar escravos e observar a galáxia. A capacidade dos Leviathans de desenvolver e usar ferramentas orgânicas foi comparada com a dos Thorians, que evoluiu de forma similar para evitar a tecnologia convencional que dependia de outras espécies sapientes.

Planetas conhecidosEditar

NavegaçãoEditar