FANDOM



Os Hanar é uma espécie parecida com a água viva da Terra e é uma das poucas raças não-bípedes da cidadela. os Hanar são conhecidos por sua intensa polidez ao falar, e suas fortes crenças religiosas em relação aos Protheans, a quem eles se referem como "os Enkindlers".

BiologiaEditar

Os hanar "são" um pouco mais altos que os humanos, embora a maior parte de sua altura esteja em seus longos tentáculos. O invertebrado, o haniano nativo da água, não suporta seu próprio peso em gravidade normal. Ao interagir com a sociedade galáctica dominante, eles contam com pacotes de levitação contra-gravitacional que usam campos de efeito de massa. Seus membros podem agarrar com força, mas não são fortes o suficiente para levantar mais do que algumas centenas de gramas cada. Hanar também possui a capacidade de secretar toxinas naturais.

Não se sabe se os hanar tem mais de um sexo, ou se são assexuais (como algumas espécies de águas-vivas são). Apesar de evoluir na água, o hanar também parece capaz de respirar ou usar meios tecnológicos para possibilitar isso.

CulturaEditar

O planeta natal hanar, Kahje, tem 90% de cobertura oceânica e orbita uma estrela branca energética, resultando em um manto permanente de nuvens. Devido à presença de ruínas de Prothean em Kahje, os hanar desenvolveram uma religião centrada nas espécies antigas, chamando-as de "Enkindlers". Os mitos de Hanar frequentemente falam deles como uma raça mais velha que os elevou e civilizou ensinando-lhes a língua.

Várias centenas de anos atrás, o hanar fez contato com os Drells em seu planeta natal próximo de Rakhana. A sociedade Drell estava rapidamente entrando em colapso devido à superpopulação e à disputa por recursos escassos, de modo que o hanar resgatou milhares de drells e os levou para Kahje, onde se integraram à sociedade hanar, com o restante.

Os Drells integraram-se a todos os níveis da sociedade hanar, e a maioria considera uma honra servir uma família hanar em uma tradição chamada de Compact. Muitos drells tornam-se membros não oficiais da família, e alguns até ganham o privilégio de aprender os "nomes da alma" de seus mestres.

EconomiaEditar

Um dos produtos conhecidos que exportam é o álcool. O empreendedor do Batarian, Edan Had'dah, revelou ter um gosto por licores produzidos em hanar. É provável que isso tenha sido conseguido através das discretas relações comerciais de mercado cinza que os hanar ainda mantêm com os batarians, apesar do isolamento político e econômico da última espécie em relação ao resto do espaço da Citadel.

GovernoEditar

Relações GalácticasEditar

Outras raças às vezes vêem o hanar como elitistas por causa de sua intolerância à fala "incorreta" (e ocasionalmente se referem a elas ironicamente como "geleias"). Sabe-se que os hanar se tornam intolerantes se seus direitos religiosos parecem ameaçados de alguma forma, o que ocasionalmente causa confrontos com outras raças da Citadel. Um hanar no Presidium defende firmemente seu direito de pregar sobre os Enkindlers em uma zona de não-proselitismo, mesmo quando um oficial de c-sec pede a saída, e o comandante Shepard ouve uma notícia sobre a Citadel sobre o bloqueio de uma ruína Prothean. escavado pelos salarianos.

Hanar conhecidosEditar

Planetas HanarEditar

NavegaçãoEditar