FANDOM



Essa é a cronologia do universo Mass Effect. Todas as datas estão em AE (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum).

SmallMLogo.png Atenção: Spoilers da série Mass Effect a seguir. SmallMLogo.png

Era Pré-Histórica (Ano Desconhecido AEC - 1.000.000.000 AEC)Editar

Unknown BCE

Uma pintura rupestre de um Leviatã
Os Leviathans dominam a galáxia, cativando as espécies sapientes que eles encontram e oferecendo proteção em troca de tributos. Os Leviatãs se consideram a primeira e mais superior raça na Galáxia.
Após observar que suas raças subservientes criam raças sintéticas que costumam se rebelar violentamente, os Leviatãs criam uma Inteligência para preservar permanentemente a vida orgânica. A Inteligência constrói um exército de "peões" para adquirir informação genética através da galáxia.
A Inteligência trai os Leviatãs, usando seus peões para massacra-los e colher seu material genético para criar Harbinger, o primeiro Reaper. Criando o ciclo de colheita de vida orgânica inteligente pelos Reapers, parte de um vasto experimento conduzido pela Inteligência.
A Inteligência constrói a rede de mass relays para melhorar a eficiência dos ciclos, permitindo as civilizações galáticas se desenvolverem mais rápido e mais consistentemente entre as colheitas.

Era Pré-Prothean (1,000,000,000 AEC - 68,000 AEC)Editar

1.000.000,000 AEC

O Leviatã de Dis, um Reaper, é assassinado pelos Leviatãs. Seu corpo jaz no planeta Jartar e permanece sem perturbações por quase um bilhão de anos.

37.000.000 AEC

Uma raça desconhecida dispara um acelerador de massa em um Reaper próximo ao planeta Mnemosyne. O tiro penetra o Reaper, o desativa, e continua viajando através do espaço, eventualmente acertando o planeta Klendagon e criado uma falha geológica hoje conhecida como o Vale da Grande Fenda.

298.000 AEC

A antiga raça arthenn floresce no sistema Zelene, no planeta Helyme até ser destruída por um evento desconhecido que eliminou quaisquer formas de vida complexa no planeta. Eles também mantiveram presença em outros planetas no sistema, incluindo Epho, que possui cicatrizes de antigos bombardeios orbitais e Gaelon, que pode ter sido minerada por hélio-3.

125.000 AEC

As antigas raças thoi'han e inusannon lutam pelo planeta Eingana, deixando em sua superfície centenas carcaças de naves de guerra. Unidades refinadas de Elemento Zero presentes nas embarcações contaminam o ambiente, extinguindo a maioria das espécies nativas, aquelas que sobrevivem acabam desenvolvendo poderes bióticos.

Era Pré-Conselho (68.000 AEC - 500 AEC)Editar

68,000 BCE

Prothean civilization
Os Protheans descobrem a viagem espacial e a tecnologia de efeito em massa nas ruínas de inusannon. Eles então estabelecem uma civilização galática conectada por uma rede de mass relays com a Citadel sendo sua capital.
Em algum momento, os Protheans encontram uma raça hostil de máquinas inteligentes que ameaça sua existência. Para combater essa ameaça, os Protheans agressivamente assimilam muitas outras espécies orgânicas a seu império.

48.000 AEC: A Queda dos Protheans

O Império Prothean entra em colapso com a chegada dos Reapers na Citadel. Embora os Protheans tenham aprendido sobre a existência dos reapers ao estudar as ruínas de civilizações antecessoras e tenham começado a se preparar, eles foram pegos de surpresa. Durate os próximos séculos, os Protheans lutam contra os Reapers sistema por sistema, mundo por mundo. No fim, não é o suficiente. Os reapres metodicamente eliminam os Protheans remanescentes, assim como outras raças contemporâneas, eles então partem da galáxia e esperam pelo próximo ciclo.

13.000 AEC

Os turians de Palaven começam a desenvolver civilização.

6.000 AEC

Procurando escapar da iminente explosão de seu sol, uma raça alienigêna constrói uma nave administrada por IA equipada com supercomputadores contendo um mundo virtual, a qual um bilhão de aliens transferem sua consciência. A nave então inicia uma viagem de 8.000 anos através da galáxia.

1.900 AEC

Tuchanka, planeta natal dos krogan, adentra na era nuclear. Em um cnflito global, armas de destruição em massa são lançadas, inciando um inverno nuclear. A devastação resultante transforma a sociedade Krogan em uma coleção de clãs guerreiros.

1.800 AEC

Uma supernova acontece em Mu Relay, o único ponto de acesso a remota Expansão Pangaea. Escondido em algum lugar pela nébula da supernova, a posição do relay é perdida por séculos. Mais tarde, os rachni redescobririam o relay.

580 AEC

Após desenvolver capacidade de locomoção espacial mais rápida que a luz baseando-se em tecnologia Prothean, as asari começam a explorar a rede de mass relays, eventualmente descobrindo a estação espacial Citadel.

520 AEC

Os salarians descobrem a citadel e abrem relações diplomáticas com as asari.

Era do Conselho - Formação (500 AEC - 1 EC)Editar

500 AEC: Fundação do Conselho da Citadel

A Citadel
O Conselho da Citadel] é formado. As asari e os salarians se unem para colonizar a Citadel e estabelecer um centro para o a comunidade galática, liderada pelo conselho. Esse ano é conhecido com 0 PG, o começo da cronologia Padrão Galática (PG).
Como um gesto de abertura para com suas novas aliadas asari, a União Salarian revela os registros da Liga de Um. Ameaçada, a Liga responde assassinado todos os membros do gabinete da União; operativos do Grupo de Operações Especiais caçam e eliminam a Liga.
O primeiro contato é feito com os volus. Eventualmente, as comissões do Conselho da Citadel escrevem a Lei do Banco Unificado, que estabelece uma moeda galática unificada, chamada de créditos.
A Guerra de Unificação turian ocorre. O aumento do isolamento e xenofobia das colônias nas fronteiras turians vão à guerra entre si. Após anos de guerra, a hierarquia Turian muda e pacifica as facções remanescentes. Animosidade nas colonias continua por décadas.
O conselho garante aos volus a honra de ser a primeira espécie fora do conselho com uma embaixada na Citadel.
O primeiro contato é feito com os batarians. Eles conseguem uma embaixada um século depois.
As asari descobrem o sistema dos elcor e os ajudam a localizar e ativar o Mass Relay mais próximo. "Em um tempo de vida Elcor" eles estabelecem uma rota comercial para a Citadel e uma embaixada.
Primeiro contato com os hanar e quarians. Ambas raças ganham embaixadas.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória