FANDOM


Via Láctea Aglomerados Sistemas Planetas Luas Asteroides
Estações espaciais Naves Missões Tarefas Localizações Planet Index
ME1 Council Legion of Merit Este artigo atualmente está em construção. O conteúdo a seguir pode estar sem informações/ou não está verificado, nos ajude expandindo-o quanto puder.. ME1 Council Legion of Merit

Essa é a cronologia do universo Mass Effect. Todas as datas estão em AE (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum).

SmallMLogo Atenção: Spoilers da série Mass Effect a seguir. SmallMLogo

Era Pré-Histórica (Ano Desconhecido AEC - 1.000.000.000 AEC)Editar

BCE desconhecido

ME3 Leviathan Painting
Os Leviathans dominam a galáxia, cativando as espécies sapientes que eles encontram e oferecendo proteção em troca de tributos. Os Leviatãs se consideram a primeira e mais superior raça na Galáxia.
Após observar que suas raças subservientes criam raças sintéticas que costumam se rebelar violentamente, os Leviathans criam uma Inteligência para preservar permanentemente a vida orgânica. A Inteligência constrói um exército de "peões" para adquirir informação genética através da galáxia.
A Inteligência trai os Leviathans, usando seus peões para massacra-los e colher seu material genético para criar Harbinger, o primeiro Reaper. Criando o ciclo de colheita de vida orgânica inteligente pelos Reapers, parte de um vasto experimento conduzido pela Inteligência.
A Inteligência constrói a rede de mass relays para melhorar a eficiência dos ciclos, permitindo as civilizações galáticas se desenvolverem mais rápido e mais consistentemente entre as colheitas.

Era Pré-Prothean (1,000,000,000 AEC - 68,000 AEC)Editar

1.000.000,000 AEC

O Leviatã de Dis, um Reaper, é assassinado pelos Leviatãs. Seu corpo jaz no planeta Jartar e permanece sem perturbações por quase um bilhão de anos.

37.000.000 AEC

Uma raça desconhecida dispara um acelerador de massa em um Reaper próximo ao planeta Mnemosyne. O tiro penetra o Reaper, o desativa, e continua viajando através do espaço, eventualmente acertando o planeta Klendagon e criado uma falha geológica hoje conhecida como o Vale da Grande Fenda.

298.000 AEC

A antiga raça arthenn floresce no sistema Zelene, no planeta Helyme até ser destruída por um evento desconhecido que eliminou quaisquer formas de vida complexa no planeta. Eles também mantiveram presença em outros planetas no sistema, incluindo Epho, que possui cicatrizes de antigos bombardeios orbitais e Gaelon, que pode ter sido minerada por hélio-3.

125.000 AEC

As antigas raças thoi'han e inusannon lutam pelo planeta Eingana, deixando em sua superfície centenas carcaças de naves de guerra. Unidades refinadas de Elemento Zero presentes nas embarcações contaminam o ambiente, extinguindo a maioria das espécies nativas, aquelas que sobrevivem acabam desenvolvendo poderes bióticos.

Era Pré-Conselho (68.000 AEC - 500 AEC)Editar

68,000 BCE

Codex ME - Protheans
Os Protheans descobrem a viagem espacial e a tecnologia de efeito em massa nas ruínas de inusannon. Eles então estabelecem uma civilização galática conectada por uma rede de mass relays com a Citadel sendo sua capital.
Em algum momento, os Protheans encontram uma raça hostil de máquinas inteligentes que ameaça sua existência. Para combater essa ameaça, os Protheans agressivamente assimilam muitas outras espécies orgânicas a seu império.

48.000 AEC: A Queda dos Protheans

O Império Prothean entra em colapso com a chegada dos Reapers na Citadel. Embora os Protheans tenham aprendido sobre a existência dos reapers ao estudar as ruínas de civilizações antecessoras e tenham começado a se preparar, eles foram pegos de surpresa. Durate os próximos séculos, os Protheans lutam contra os Reapers sistema por sistema, mundo por mundo. No fim, não é o suficiente. Os reapres metodicamente eliminam os Protheans remanescentes, assim como outras raças contemporâneas, eles então partem da galáxia e esperam pelo próximo ciclo.

13.000 AEC

Os turians de Palaven começam a desenvolver civilização.

6.000 AEC

Procurando escapar da iminente explosão de seu sol, uma raça alienigêna constrói uma nave administrada por IA equipada com supercomputadores contendo um mundo virtual, a qual um bilhão de aliens transferem sua consciência. A nave então inicia uma viagem de 8.000 anos através da galáxia.

1.900 AEC

Tuchanka, planeta natal dos krogan, adentra na era nuclear. Em um cnflito global, armas de destruição em massa são lançadas, inciando um inverno nuclear. A devastação resultante transforma a sociedade Krogan em uma coleção de clãs guerreiros.

1.800 AEC

Uma supernova acontece em Mu Relay, o único ponto de acesso a remota Expansão Pangaea. Escondido em algum lugar pela nébula da supernova, a posição do relay é perdida por séculos. Mais tarde, os rachni redescobririam o relay.

580 AEC

Após desenvolver capacidade de locomoção espacial mais rápida que a luz baseando-se em tecnologia Prothean, as asari começam a explorar a rede de mass relays, eventualmente descobrindo a estação espacial Citadel.

520 AEC

Os salarians descobrem a citadel e abrem relações diplomáticas com as asari.

Era do Conselho - Formação (500 AEC - 1 EC)Editar

500 AEC: Fundação do Conselho da Citadel

Codex ME - Citadel
O Conselho da Citadel é formado. As asari e os salarians se unem para colonizar a Citadel e estabelecer um centro para o a comunidade galática, liderada pelo conselho. Esse ano é conhecido com 0 PG, o começo da cronologia Padrão Galática (PG).
Como um gesto de abertura para com suas novas aliadas asari, a União Salarian revela os registros da Liga de Um. Ameaçada, a Liga responde assassinado todos os membros do gabinete da União; operativos do Grupo de Operações Especiais caçam e eliminam a Liga.
O primeiro contato é feito com os volus. Eventualmente, as comissões do Conselho da Citadel escrevem a Lei do Banco Unificado, que estabelece uma moeda galática unificada, chamada de créditos.
A Guerra de Unificação turian ocorre. O aumento do isolamento e xenofobia das colônias nas fronteiras turians vão à guerra entre si. Após anos de guerra, a hierarquia Turian muda e pacifica as facções remanescentes. Animosidade nas colonias continua por décadas.
O conselho garante aos volus a honra de ser a primeira espécie fora do conselho com uma embaixada na Citadel.
O primeiro contato é feito com os batarians. Eles conseguem uma embaixada um século depois.
As asari descobrem o sistema dos elcor e os ajudam a localizar e ativar o Mass Relay mais próximo. "Em um tempo de vida Elcor" eles estabelecem uma rota comercial para a Citadel e uma embaixada.
Primeiro contato com os hanar e quarians. Ambas raças ganham embaixadas.

Era do Conselho - Guerra e Rebelião (1 EC - 900 EC)Editar

1 CEC: As guerras de Rachni

Codex ME - Rachni

Os Rachni, uma espécie de insetos altamente inteligentes, são descobertos quando uma expedição da Cidadela abre um revezamento em massa que leva a seus sistemas estelares. Os rachni provam ser hostis e começam uma guerra com o resto da galáxia. A negociação com a rachni rainha é impossível porque eles não podem ser contatados em seus ninhos subterrâneos nos mundos tóxicos rachni.

80 EC

A Guerra Rachni continua. Os salarianos fazem o primeiro contato e elevam os Kroganos primitivos, manipulando-os para atuarem como soldados para o Conselho de Citadel. Os kroganos provam ser capazes de sobreviver aos ambientes severos dos mundos rachni e perseguir os rachni em seus ninhos, erradicando sistematicamente rainhas e ovos.

300 dC

Os rachni são declarados extintos. Em gratidão por sua ajuda durante as Guerras de Rachni, o Conselho recompensa o kroganos por um novo lar. Livre do ambiente hostil de Tuchanka, a população de kroganos explode.

300 - 700 EC

Os kroganos começam a se expandir exponencialmente, colonizando muitos novos mundos. Preocupações crescentes sobre sua expansão levaram à fundação do ramo Táticas Especiais e Reconhecimento de Cidadela.

693 dC

Beelo Gurji, um operário salariano, é nomeado o primeiro Espectro pelo Conselho da Citadel.

700 CE: As Rebeliões Krogan

Os senhores da guerra krograna aproveitam os veteranos das Guerras de Rachni para anexar territórios de outras raças no Espaço da Cidadela. Eventualmente, o Conselho exige a retirada da colônia Asari de Lusia, mas os kroganos se recusam. Um ataque preventivo é feito nas infraestruturas kroganas pelos Espectros. As Rebeliões Kroganas começam.

O Conselho da Citadel faz o primeiro contato com os turianos por volta dessa época e os convence a ajudar na guerra. Depois que os kroganos respondem à ofensiva turiana inicial por devastadoras colônias turianas com armas de destruição em massa, os turianos prometem impedir que os kroganos voltem a ser uma ameaça.

Algum tempo depois que os turians se juntarem à comunidade galáctica, os volus são aceitos como uma raça cliente da Hierarquia Turian.

710 EC

Percebendo que os kroganos nunca cederá enquanto puder reabastecer seus combatentes, os turianos desencadearam uma bio-arma projetada pelos salarianos conhecida como Genophage, nos kroganos. A população krogana começa seu declínio.

800 dC As rebeliões kroganas terminam, embora ações insurgentes de kroganos espalhados continuem por décadas. Os turianos preenchem o nicho militar e de manutenção da paz deixado pelo kroganos dizimados.

As Convenções da Cidadela são elaboradas na sequência do conflito.

Era do Conselho - Expansão (900 EC - 2157 EC)Editar

900 CE Os turianos recebem um assento no Conselho de Citadel em reconhecimento pelo seu serviço nas Rebeliões Kroganas.

1400 dC Expansão industrial extensa e descontrolada no planeta Rakhana começa a ter um impacto significativo sobre o meio ambiente do planeta.

1600 dC

Os primeiros avistamentos dos Collectors são reportados nos Terminus Systems. No espaço da Citadel, as alegações são descartadas como rumores infundados.
(Data estimada) Na galáxia Andromeda, os Jardaan começaram a implantar a tecnologia das Relíquias no Aglomerado de Heleus para terraformar planetas estéreis nos Mundos de ouro.

1755 dC As três filhas de Samara são diagnosticadas como Ardat-Yakshi. Rila e Falere aceitam o exílio, mas Morinth foge. Samara faz os juramentos do asari e persegue sua filha pelos próximos 430 anos.

1880 dC  

Aria T'Loak chega a Omega, uma estação espacial na Terminus Systems considerada a capital nominal da região. Aria é contratada pelo senhor de guerra da estação como um executor e rapidamente se torna um de seus tenentes mais confiáveis.

1895 dC: A guerra dos Geths

Codex ME - Geth

Os geth, máquinas criadas pelo quarian s como fonte de mão-de-obra barata, tornam-se autoconscientes. Temendo uma insurreição geth, os quarians começam a desmantelá-los. Os geth se revoltam contra seus mestres quarian. No resultante conflito - conhecido pelo geth como a Guerra da Manhã - os geth sistematicamente dirigem os quarians de seus próprios mundos. Os quarians sobreviventes são reduzidos a viver como nômades espaciais a bordo da [Frota de Migrantes]. Ao contrário das expectativas, os geth não se aventuram fora dos antigos sistemas quarianianos em um espaço mais amplo da Citadel, isolando-se do resto da galáxia atrás do Perseus Veil. Como punição pela criação do geth, o Conselho da Citadel fecha a embaixada quarian na Cidadela.

1921 dC

Os Geth começa a construção de uma megaestrutura projetada para abrigar e executar simultaneamente todo programa geth existente. A conclusão da megaestrutura, que permitiria ao geth maximizar sua capacidade de processamento coletivo, é o objetivo de longo prazo da civilização geth.

1961 dC

12 de abril: Yuri Gagarin a bordo do Vostok 1 se torna o primeiro Humano a viajar no espaço. A humanidade se torna uma corrida espacial.

1969 dC

20 de julho: Apollo 11 pousa em Luna. Neil Armstrong Neil torna-se o primeiro humano a andar em Luna, e o primeiro humano a andar em uma objeto astronômico diferente da Terra.

1985-1992 CE

Giotto - Primeira missão espacial da ESA; primeira missão da ESA para interceptar um asteróide (Halley & Grigg-Skjellerup)

CE de 1990

Lançamento do Telescópio Espacial Hubble

1992 EC

Ulisses - Primeira missão da ESA ao Sol; primeira órbita polar em torno do Sol

CE de 1997

Sojourner toca em Ares Vallis, tornando-se o primeiro rover a explorar Marte. Durante seus três meses de operação, o rover captura mais de 550 imagens do Planeta Vermelho.

 

Huygens - Primeira missão da ESA a Titan; uma lua de Saturno

2000 EC

Os Drells fazem o primeiro contato com os Hanars por volta dessa época. Com o seu mundo natal Rakhana severamente destrído e sem capacidade de voos espaciais, os drells estava pronto para uma enorme colisão populacional em 2025 EC. Concordando em ajudar, os hanars montam uma operação de resgate em grande escala e evacuam cerca de 375.000 drells para seu próprio mundo, Kahje, na década seguinte. Os 11 bilhões remanescentes de Rakhana morrem gradualmente, guerreando pelas últimas reservas de comida e água.

2003 EC

Mars Express - Primeira missão da ESA a Marte.
SMART-1 - Primeira missão da ESA em Luna.

2004 EC

Rosetta - Primeira missão da ESA em órbita de um asteróide (67P / Churyumov-Gerasimenko)

2006 EC

Venus Express - Primeira missão da ESA a Venus
Huygens - Primeiro pouso bem-sucedido em um mundo externo do Sistema Solar (Titan)

2014 EC

Rosetta - Primeira sonda artificial para fazer um pouso suave em um asteroide (67P)

2015 CE

A SpaceX aterrissa com sucesso e recupera o primeiro estágio do seu foguete Falcon 9 depois de entregar 11 satélites de comunicações em órbita. Isso representa o primeiro pouso de foguete de classe orbital, e a primeira grande mudança da humanidade em direção a viagens espaciais sustentáveis.

2016 CE

ExoMars - Primeira sonda da ESA a aterrar em Marte (contato perdido)

2018 CE

BepiColombo - Primeira missão da ESA em Mercúrio

2022 dC

Jupiter Icy Moons Explorer - Primeira missão da ESA no sistema de Júpiter

2069 dC

20 de julho: Armstrong Outpost na Cratera Shackleton é formalmente fundada como o primeiro assentamento humano em Luna, no 100º aniversário do primeiro pouso lunar.

2070 dC O bilionário Victor Manswell, frustrado com o ritmo da exploração espacial humana oficial, começa a financiar sua própria expedição espacial privada.

2075 dC

O Cerberus Daily News - Colônia Humana Indocumentada Encontrada no Sistema Alpha Centauri é lançado com sucesso da Terra em rota para o sistema Alpha Centauri com 300 colonos a bordo em estase criogênica. Comunicações com o navio são perdidas logo em seguida.

2077 dC

Liara T'Soni nasce.

2103 dC

A Lowell City da Agência Espacial Européia em Eos Chasma se torna o primeiro assentamento humano permanente em Marte.

2125 dC

A yahg, uma raça inteligente pré-espacial, é descoberta no planeta Parnack. Embaixadores representando o Conselho da Citadel chegam ao planeta e tentam abrir um contato diplomático. Depois que os embaixadores são mortos pelo yahg predatório, o Conselho cessa todo o contato com o yahg e declara Parnack fora dos limites.

Não muito tempo depois de os yahg serem descobertos, um yahg é capturado para o Shadow Broker estudar. Com a ajuda do Corretor, o yahg ascende rapidamente dentro da organização do Corretor como "Operativa Kechlu". Eventualmente, o Corretor se torna cauteloso com a "Operação Kechlu" e tenta terminá-lo, mas a ordem é enviada tarde demais. O yahg assume o manto do Shadow Broker e dirige a organização pelos próximos sessenta anos.

2129 dC

Alec Ryder nasce.

2134 dC

Steven Hackett nasce.

2137 dC

David Anderson nasce.

A Corporação Eldfell-Ashland Energy demonstra a extração de combustível hélio-3 da atmosfera de Saturno.

2139 dC

Saren Arterius nasce.
Kahlee Sanders nasce.

2143 dC

A construção da Estação Gagarin (Jump Zero) começa além da órbita de Pluto.

2146 dC

Thane Krios nasce.

2147 dC

Quantidades de rastreamento de elemento zero são descobertas em Marte.

2148 CE: Humanidade descobre a física de efeito de massa

Humanos descobre um pequeno esconderijo de tecnologia Prothean altamente avançada nas profundezas da superfície de Marte na região polar sul de Promethei Planum. Construindo sobre os remanescentes desta longa e extinta raça, os humanos rapidamente exploram a ciência dos campos de massa, levando ao desenvolvimento de viagens e iniciando uma exploração detalhada do sistema Sol.

2149 dC

Codex ME - Mass Relays
Seguindo as informações do cache de dados traduzidos em Marte, os humanos descobrem que a lua de Charon, Plutão é, na verdade, uma peça maciça de tecnologia Prothean adormecida, um revezamento em massa envolto em gelo. Uma vez ativado, Jon Grissom lidera o primeiro time de exploradores através do relé, que instantaneamente os transporta para outro revezamento em Arcturus, a 36 anos-luz de distância. Os exploradores descobrem que os relés de massa fazem parte de uma vasta rede, possibilitando viajar através da galáxia.
A carta Systems Alliance é assinada pelos dezoito maiores países da Earth. A Aliança logo se torna a ponta de lança militar e exploratória da humanidade.

2150 dC

Miranda Lawson nasce.
A Systems Alliance inicia os primeiros levantamentos para prospectos de colonização fora do Sol System. Uma dessas pesquisas descobre o planeta [Terra Nova].

2151 dC

Para defender seu território em expansão, a humanidade começa a construir uma frota militar maciça e uma estação espacial em Arcturus, o nexo de vários relés de massa chave, mesmo que eles ainda não tenham encontrado outra raça espacial inteligente.
Um acidente no espaçoporto internacional de Cingapura expõe centenas de seres humanos à poeira elemento zero. Aproximadamente 30% das crianças nascidas em Cingapura após o elemento zero de exposição sofrem de crescimentos cancerígenos. Depois que sua mãe é exposta durante o acidente, Kaidan Alenko nasce mais tarde naquele ano com potencial biótico.

2152 dC

A Delta Pavonis Foundation, um importante consórcio baseado na Terra, inicia a colonização do primeiro mundo de colônias extra-solares da humanidade, o planeta Demeter. Mais tarde naquele ano, colônias adicionais são fundadas em [Eden Prime] e Terra Nova.
Thane Krios é submetido a treinamento como um assassino sob o hanar.

2154 dC

11 de abril: Shepard nasce.
Há um segundo acidente divulgado envolvendo a exposição de seres humanos ao elemento zero.

2155 dC

Saren Arterius é promovido a serviço ativo no exército militar aos 16 anos.


Jeff "Joker" Moreau nasce.

2156 dC

Arcturus Station é formalmente inaugurada.
Um pequeno número de crianças humanas expostas ao elemento zero exibem pequenas habilidades telecinéticas.
Kai Leng nasce.

2157 dC

A órbita de Plutão torna-se circularizada como resultado de operações de relé de massa.

Jacob Taylor nasce.
David Anderson se forma na Escola de Candidatos a Oficiais com o posto de Segundo Tenente.

Era do Conselho - Advento da Humanidade (2157 dC - 2183 dC)Editar

2157 CE: A Primeira Guerra de Contatos

Codex ME - First Contact War
A humanidade faz um primeiro contato violento com outra raça espacial: Os turianos. Os turianos observam os exploradores humanos tentando ativar um revezamento em massa dormente, uma prática proibida pela lei galáctica após as Guerras Rachni, e o ataque. Nos próximos três meses, um breve mas tenso conflito conhecido pelos humanos como a Primeira Guerra de Contato e pelos turianos como o Incidente do Revezamento 314.
Os eventos de [Mass Effect: Revelation]] começam. Almirante Jon Grissom viaja para a Estação Arcturus para parabenizar os graduados da Systems Alliance e do programa de treinamento N7 e atende David Anderson. Grissom anuncia que uma força alienígena desconhecida atacou um posto da Aliança na colônia de Shanxi.

A primeira guerra de contato culmina no cerco turiano e na ocupação de Shanxi, o primeiro mundo humano a cair em uma raça alienígena. O almirante Kastanie Drescher lidera a [Segunda Frota] em batalha contra os ocupantes de Shanxi um mês depois, pegando os turians de surpresa e expulsando-os do planeta.

Os turianos se preparam para uma guerra em larga escala contra a humanidade, mas isso chama a atenção do conselho. O Conselho intervém antes que as hostilidades aumentem ainda mais, revelando a existência da maior comunidade galáctica para a humanidade e intermediando a paz entre eles e os turianos.


2158 dC

Os Humanos aprendem o potencial dos Bióticos. Um esforço internacional para rastrear as exposições do elemento zero começa. Aproximadamente 10% das crianças expostas registradas apresentam indícios de capacidade biótica.
14 de abril: Ashley Williams nasce.

2159 dC

Saren Arterius se torna o mais novo turiano a ser introduzido no Spectres.

A Systems Alliance compra a Estação Gagarin por uma fração de seu custo de construção e converte a instalação em uma unidade de pesquisa e treinamento biótica.

2160 dC

O Parlamento da Systems Alliance é formado.
Com a existência de bióticos humanos firmemente estabelecidos, o programa Treinamento de Aclimatação Biológica e Temperança (BAaT) é montado na [Estação de Gagarin]] para treinar candidatos potenciais e desenvolver implantes bióticos.

O fármaco biótico [areia vermelha] é usado pela primeira vez.

O grupo mercenário Blue Suns é fundado por Zaeed Massani e Vido Santiago na Skyllian Verge.
Kasumi Goto nasce.

2161 dC

Em meio a preocupações sobre a terapia gênica e modificações genéticas sendo mal utilizadas, o Parlamento da Systems Alliance passa a Lei de Patrimônio Genético Sudham-Wolcott. Ela impõe restrições severas a usos controversos da engenharia genética, mas fornece subsídios do governo para aplicações benéficas.
Tali'Zorah nar Rayya nasce.
Jack nasce.

2162 dC

A construção da Arcturus Station está concluída.
Uma equipe de pesquisa trabalhando para batarians Edan Had'dah descobre um misterioso Sovereign orbitando um planeta sem nome perto do Perseus Veil.

2163 dC

A Alliance começa secretamente uma pesquisa AI ilegal em uma base em Sidon com Dr. Shu Qian como líder do projeto. O tenente Kahlee Sanders é designado como analista de tecnologia.
Os primeiros implantes experimentais L1 bióticos são usados ​​em seres humanos.
Uma série de falhas de unidades de naves é orquestrada em áreas povoadas em mundos de colônias humanas, causando exposições generalizadas a elemento zero. Isso resulta em uma segunda geração de seres humanos nascidos com potencial biótico.

O Leviathan of Dis, uma nave espacial de engenharia genética que acredita-se ter quase um bilhão de anos, é descoberto por uma equipe de pesquisa batarian no planeta Jartar.

Os filhos gêmeos de Alec Ryder nascem.

2164 dC

Ivor Johnstagg é condenado a 21 anos de prisão por tentar assassinar Venta Tox, a embaixadora do grupo na Cidadela. Embora Johnstagg afirme estar agindo em nome do partido político radical humano Terra Eterna, nenhuma conexão é encontrada e Johnstagg é diagnosticado com esquizofrenia paranóica. A reação da tentativa de assassinato põe em risco a tentativa da Aliança dos Sistemas de uma embaixada na Cidadela.

2165 dC

Codex ME - Uncharted Worlds
A humanidade continua a se expandir, fundando mais colônias e estabelecendo alianças comerciais com muitas das outras espécies que reconhecem a autoridade do Conselho da Citadel. Em 2165 EC, o Conselho reconhece oficialmente o crescente poder e influência da humanidade na comunidade galáctica. A humanidade recebe uma embaixada na Cidadela, o coração político e econômico da galáxia. As tensões crescem entre humanos e batarians enquanto competem por território na Skyllian Verge.
Os eventos de Mass Effect: Revelation continuam. Depois que uma estação de pesquisa da Alliance em Sidon é atacada, David Anderson procura pelos responsáveis ​​ao lado de Kahlee Sanders, e descobre um cientista da Aliança, Dr. Shu Qian, estava realizando pesquisas ilegais de IA para desvendar os segredos por trás de um misterioso artefato do Sovereign descoberto perto do Véu de Perseu. Eventualmente, Anderson é designado para trabalhar com Saren Arterius para localizar o Dr. Qian e seu partidário batarian, Edan Had'dah. No entanto, Saren, em vez disso, mata o Dr. Qian e Had'dah, culpa Anderson pelo fracasso da missão e usa a pesquisa do Dr. Qian para procurar o artefato em si.
Terroristas roubam antimatéria do cruzador da aliança SSV Geneva. A única pessoa presa nomeia seu patrocinador "Cerberus". Este é o primeiro incidente desse tipo de sabotagem ligado à organização Cerberus.
Depois de um desentendimento entreVido Santiago e Zaeed Massani sobre a contratação de batarians para o Blue Suns, Vido trai Zaeed e o deixa para morrer. Todos os registros do envolvimento de Zaeed no Blue Suns são apagados.
Jack é sequestrado por agentes Cerberus em [Eden Prime]. Eles fingem sua morte e a levam para o Teltin Facility em Pragia como parte de um projeto destinado a melhorar o potencial biótico em humanos.

2166 dC

Comandante Vyrnnus, um turiano mercenário, é contratado para supervisionar o treinamento de bióticos humanos em BAaT.

2167 dC

Os implantes bióticos L2 são desenvolvidos e utilizados em humanos. Kaidan Alenko está entre os primeiros a receber os novos implantes.

A revista Fornax é lançada.

2168 dC

Kaidan Alenko acidentalmente mata Comandante Vyrnnus depois de ser provocado. A repercussão diplomática com os turians faz com que BAaT seja encerrado um ano depois.
Shepard recebe exposição secundária ao elemento zero. A inclinação biótica permanente manifesta-se.

2170 dC

A colônia humana de Mindoir é atacada por traficantes batarianos. Muitos colonos são mortos ou capturados.

Outra colônia humana, Yandoa, sofre uma exposição catastrófica à poeira elemento zero em sua atmosfera quando um navio Eldfell-Ashland Energy explode em órbita. Muitas crianças sofrem defeitos congênitos; nascem trinta e sete crianças [bióticas], incluindo Gillian Grayson.

O treinamento biótico para humanos é terceirizado para os militares, selecionou empresas de P & D e renomeou as divisões das Indústrias Conatix.
Os implantes L3 bióticos são desenvolvidos após os implantes de L2 se mostrarem perigosos.
Os primeiros A-61 Mantis Gunship s são produzidos.

2171 dC Em protesto à recusa do Conselho Citadel de limitar a expansão humana na fronteira celeste, os batarians fecham sua embaixada, retiram-se para seus sistemas, e efetivamente se tornam um estado pária.

Shepard é oficialmente detectado como biótico e equipado com implantes L3.
Cerberus assassina o Papa Clemente XVI na Terra através de contas de rosário revestidas com substâncias tóxicas; sua morte é atribuída à idade e insuficiência cardíaca. Seu sucessor, o papa Leão XIV, defende crenças mais alinhadas com os ideais de Cerberus.