FANDOM



As Asari, nativas do planeta Thessia, são frequentemente consideradas as espécies sencientes mais influentes e respeitadas da galáxia e são conhecidas por sua elegância, diplomacia e aptidão biótica. Isso se deve em parte ao fato de que as asari estavam entre as primeiras raças a alcançar o vôo interestelar após os Protheans, e os primeiros a descobrir e estabelecer a Citadel.

Uma raça mono-gênero, as asari são distintamente femininas e possuem instintos maternais. Sua fisiologia única, expressa em um ciclo de vida de mil anos e a capacidade de se reproduzir com um parceiro de qualquer gênero ou espécie, dá a eles uma atitude conservadora, porém convivial, em relação às outras raças. Favorecendo o compromisso e a cooperação sobre o conflito, os asari foram instrumentais em propor e fundar o Conselho da Citadel e têm estado no centro da sociedade galáctica desde então.

Biologia

As Asari se assemelham a humanos em termos de estrutura esquelética básica com cinco dedos em cada mão e pés que são relativamente retos (certamente em comparação com espécies como quarians e turians). Esta semelhança permite que as asari usem armaduras humanas. Uma asari típica tem uma pele azulada ou roxa, embora as vezes uma cor verde-azulada seja possível, mas aparentemente rara.

Algumas asari, como Matriarch Lidanya, Matriarch Benezia, Liara T'Soni, e Tela Vasir, tem marcas faciais, que são padrões coloridos únicos que variam para cada asari. Algumas dessas marcas faciais se assemelham às sobrancelhas que os humanos têm, mas os asari não pensam nas marcas como tais. No lugar do cabelo, as asari possuem cristas de couro cabeludo semi-flexíveis, baseados numa cartilagem; Essas estruturas são rígidas e não "se partem" como alguns acreditam. Elas tem umbigos e seios que continuam a crescer com a idade, também tem um sistema regenerativo celular robusto; enquanto eles não curam mais rápido que outras espécies, eles são conhecidos por atingir mais de 1000 anos de idade, perdendo apenas para os Kroganos. O sangue Asari é roxo.

Existem algumas informações conflitantes em relação ao gênero Asari, Elas são uma espécie mono-gênero sem conceito de diferenças de gênero. De acordo com Liara, "homem e mulher não têm um significado real para nós" e, se perguntado, diz que ela "não é precisamente uma mulher". Ao mesmo tempo, asari são frequentemente vistas como uma raça exclusivamente feminina, inclusive pelo Codex e pelo Galactic Codex: Essentials Edition 2183. Pelo menos para os humanos, asari parecem mulheres com seios e vozes que soam femininas. Mesmo entre as asari, muitas asari individualmente são referidas como “ela” e “dela”, mas algumas asari preferem pronomes masculinos, enquanto outras tem um gênero neutro, onde a linguagem permite. Asari também carregam títulos femininos como “caçadora” e “matriarca” e os descendentes de asari são referidos como “filhas”, no entanto, as asari podem ter escolhido pronomes femininos para simplificar as traduções da língua.

No entanto, o gênero asari é definido, eles são inatamente diferentes dos humanos, pois o asari pode acasalar e se reproduzir com sucesso com qualquer outro gênero ou espécie através de uma forma de partenogênese. Embora tenham um gênero, não são assexuados e de fato, exigem que um parceiro se reproduza. No entanto, a reprodução asari é muito diferente de outras formas de reprodução sexual. Uma asari fornece duas cópias de seus próprios genes para seus descendentes, um dos quais é passado inalterado. O segundo conjunto de genes é alterado em um processo único chamado fusão, também conhecido como junção ou união'.

Fusão

Normandy Liara EmbracingEternity

Durante a fusão, os olhos das asari se dilatam quando ela conscientemente sintoniza seu sistema nervoso com o de seu parceiro, enviando e recebendo impulsos elétricos diretamente através da pele, no entanto, o contato físico não é estritamente necessário. Uma frase comum usada antes da fusão é "Abraçar a Eternidade", presumivelmente para ajudar a focalizar a mente do parceiro. Efetivamente, as asari e seu parceiro brevemente se tornam um sistema nervoso unificado, compartilhando memórias, pensamentos e sentimentos. A descendência é sempre uma asari, independentemente da espécie ou sexo do "pai" e no caso em que a descendência é de duas asari, o "pai" é aquela que não dá à luz.

Também é possível para um asari se fundir com outro com o único propósito de transferir pensamentos, sem reprodução. As asari que iniciam a fusão podem enviar e receber informações. Liara se une ao Comandante Shepard várias vezes com o objetivo de ver e ajudar a entender as visões que Shepard recebeu do Prothean Beacon. Liara também afirma que a fusão de mentes é um sinal de uma conexão profunda entre dois indivíduos, algo frequentemente reservado para amigos e familiares; é também uma maneira de se despedir.

Não está claro se a capacidade de fundir as mentes está presente desde o nascimento ou se asari sofrem algum tipo de puberdade para obtê-las e em caso afirmativo, quando isso ocorre. Quando Liara faz sua junção com Shepard, ela tem é 106 anos, bem jovem para um asari.

Asari passam por três etapas da vida do climatério, marcadas por alterações bioquímicas e fisiológicas:

  • O estágio Maiden começa na puberdade e é marcado pelo impulso de explorar e experimentar. A maioria das jovens asari é curiosa e inquieta, e não é incomum para muitos tentarem dançar em bares ou trabalhar como mercenários durante esse tempo.
  • A fase de vida da Matron começa por volta dos 350 anos, embora possa ser desencadeada mais cedo se o indivíduo se fundir com frequência. Este período é marcado pelo desejo de se estabelecer em uma área e criar filhos.
  • O estágio Matriarch começa por volta dos 700 anos de idade, ou antes, se o indivíduo se unir raramente. Matriarcas tornam-se ativas em sua comunidade como sábios e conselheiros, dispensando sabedoria de séculos de experiência. Seu conhecimento e orientação podem ser uma razão pela qual as Matriarcas raramente são vistas fora do espaço asari.

No entanto, deve-se notar que cada estágio pode ser iniciado sempre que uma asari sente que atingiu o nível correto de maturidade. Enquanto cada estágio da vida é marcado por fortes tendências biológicas, os indivíduos fazem escolhas inesperadas na vida. Por exemplo, há garotas que ficam perto de casa em vez de explorar, matronas que preferem trabalhar do que construir uma família e matriarcas que não têm interesse em assuntos da comunidade.

Como todas as asari são bióticas naturais, há algumas que preferem não desenvolver seu poder.

Religião

A religião asari panteísta convencional é o Siari, que traduz aproximadamente como "Tudo é um". Os fiéis concordam com certas verdades fundamentais: o universo é uma consciência, toda vida dentro dele é um aspecto do todo maior, e a morte é uma fusão da energia espiritual de uma pessoa de volta à consciência universal maior. Os siaristas não acreditam especificamente em reencarnação; eles acreditam na energia espiritual que retorna à consciência universal sobre a morte e eventualmente será usada para preencher novos vasos mortais. Siari tornou-se popular depois que as asari deixaram seu planeta natal e descobriram sua capacidade de "se fundir" com quase qualquer forma de vida. Essa capacidade é vista como prova de que toda a vida é fundamentalmente semelhante. As sacerdotisas Siari veem o seu papel como promotoras da unidade entre os vários fragmentos da consciência do universo.

Antes do surgimento do siari, as religiões asari eram tão diversas quanto sua opinião política. O sobrevivente mais forte daqueles dias é a religião monoteísta que cultua a deusa [[[Athame]]]. Como a asari, a deusa percorre os aspectos triplos de donzela, matrona e matriarca. As Asari costumam dizer "pela deusa", embora isso possa ser um legado cultural em vez de refletir a crença de um indivíduo.

Economia

As asari possuem a maior economia individual da galáxia. Eles têm extensos contatos comerciais e sociais. As guildas de ofício, como as das cidades Serrice e Armali, detêm um virtual monopólio da tecnologia biótica avançada. Dada a sua influência política, um embargo pelo asari seria desastroso para a Aliança.

Asari conhecidas

Planetas Asari

Navegação